O que é Ankole

Palavra começou a ser buscada após aparecer em corrente falsa na internet. Saiba o que significa o termo Ankole.

Palavra começou a ser buscada após aparecer em corrente falsa na internet. Saiba o que significa o termo Ankole.

Há cerca de duas semanas, o nosso parceiro Boatos.org desmentiu uma corrente das mais estranhas que surgiu no WhatsApp. Ela dava conta que, ao digitar a palavra Ankole no Google, a pessoa teria acesso a fotos que são tiradas pelo Google com a câmera frontal do celular.

É claro que a informação não procede. Nem o Google tira essas fotos com câmera frontal tampouco digitar o termo em questão faz com que imagens apareçam. Além de ser uma invasão de privacidade que renderia multas exorbitantes ao Google, não há servidor que aguente armazenar tudo isso.

Com o boato, uma dúvida começou a pairar no ar. Além do significa inserido na corrente, o que significa a palavra Ankole. A seção Oráculo aqui do Jorn. fez as buscas e achou alguns dois resultados relevantes:

1) Ankole é um reino tradicional do sudoeste de Uganda

Localizado no sudoeste de Uganda (país da África), o antigo reino de Ankole foi fundado no Século XX e perdurou até 1967. A região era controlada por uma monarquia que era conhecida como Mugabe ou Omugabe. O reino tinha como capital a cidade de Mbarara.

A criação do reino se deu no período pré-colonial e a sociedade era baseada em castas. O reino foi extinto em 1967 com a reestruturação das regiões administrativas do país. Além de acabar com o nome Ankole, o governo de Uganda (que havia se emancipado do Reino Unido anos antes) dividiu a região em 10 distritos.

2) Ankole-Watusi é uma raça de gado

O reinado de Ankole resultou no batismo de uma raça de gado: o Ankole-Watusi. O noem veio pelo fato da raça ter se originado na Ádeica. As vacas pesam entre 430 e 540 quilos e os touros pesam entre 540 e 730 quilos.

Os cifres são o que mais chamam atenção no animal. A raça é reconhecida como a de maiores chifres do mundo. O Guiness Book aponta que uma espécime chegou a ter 103,5 cm de circunferência de cifras e outra 96,25 de comprimento. O chifre tem, inclusive uma conotação sagrada para alguns povos da África.

Confira também:

Quantas variantes do coronavírus existem?

Como descobrir concursos públicos?