Como descobrir quais concursos públicos federais, estaduais e municipais estão abertos

Confira cinco formas de descobrir e estar informado em relação à abertura de concursos públicos em âmbito federal, estadual e municipal.

Confira cinco formas de descobrir e estar informado em relação à abertura de concursos públicos em âmbito federal, estadual e municipal.

O ano de 2022 chega com uma perspectiva nova para muitas pessoas. Com o arrefecimento da pandemia da Covid-19 no país (que continue assim), há a perspectiva de abertura de novos concursos públicos. O IBGE, por causa do Censo 2022, a Petrobras e outros órgãos estão na lista de quem deve fazer certames.

Com isso, uma pergunta fica no ar: como descobrir quando abriu um concurso público e como saber mais detalhes sobre cada um deles? Para acabar com qualquer dúvida, a seção Oráculo aqui do Jorn. listou cinco formas de monitorar esse tipo de informação.

1) Dê uma olhada periódica no Diário Oficial da União e imprensa oficial dos estados municípios

A fonte mais confiável sobre aberturas de editais e de provas de seleção de concursos públicos é o Diário Oficial. É de lá que todas as outras fontes apresentadas na lista buscam a informação. O ponto negativo é que no Diário Oficial da União, dos estados e municípios as informações nem sempre estão organizadas e “mastigadas”. Mesmo assim, vale a pena.

O site da Imprensa Nacional tem uma página especial de divulgação de concursos públicos. Vale a pena salvar nos favoritos. No caso dos governos estaduais e municipais, vale a pena dar uma busca no Google usando os termos “Diário Oficial” + “nome do estado e cidade” + “concursos públicos”. Se você tiver a sorte de morar em um local onde alguém se preocupado com este tipo de informação, haverá uma página oficial para isso.

2) Fique ligado nas páginas dos governo estaduais e prefeituras

Falando em página oficial, uma segunda forma de monitorar a abertura de concursos públicos é por meio dos sites oficiais de estados e municípios (não encontramos uma página do governo federal sobre o assunto).

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, têm páginas que se dedicam especialmente a concursos públicos. Para saber sobre o seu estado, vá até o Google e use os termos “concursos públicos” + “governo de estado de [seu estado]” ou “prefeitura de [sua cidade]”. Se tiver uma página, vai aparecer de cara. Se não tiver, vá ao passo 3.

3) Mantenha-se por dentro do noticiário

Estar informado das principais notícias sempre ajuda. Como o tema concursos públicos é de relevância, a mídia vai sempre publicar notícias sobre aberturas de novos certames. Por isso, cabe a você ficar ligado no que está saindo sobre o assunto nos principais órgãos de imprensa. Estar informado, com certeza, vai lhe ajudar a passar em concursos também.

4) Sites especializados ajudam na busca

Mais organizados do que os sites de notícias generalistas são os sites especializados em concursos públicos. Páginas como do PCI Concursos, Jornal dos Concursos, do G1 (seção especializada) e Folha Dirigida vão ajudar e muito no monitoramento. Pode ser que as páginas não tenham “todos” os concursos abertos, mas provavelmente vai ter o que você precisa.

5) Vale procurar nos sites das empresas que organizam os concursos

Por fim, há os sites das empresas que costumam ser contratadas para a organização dos concursos. Sites como da Cebraspe, FGV Concursos e Cesgranrio sempre têm vagas disponíveis. Além de olhar, você pode assinar a newsletter dos serviços. 

O Oráculo é uma seção do site Jorn. que responde dúvidas de internautas. Caso você tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para gente aqui no site.

Confira também: Quantas variantes do coronavírus existem?