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Por que a Losartana Potássica foi retirada do mercado pela Sanofi Medley e como fazer o recall

Saiba por que a Sanofi Medley anunciou a retirada do medicamento Losartana Potássica e o que você deve fazer se tiver o medicamento.

No último dia 10 de fevereiro de 2022, a empresa Sanofi Medley anunciou o recolhimento de todos os lotes dos medicamentos Losartana Potássica + Hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg, Losartana Potássica + Hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg e Losartana Potássica 50 mg e 100 mg comprimidos. O anúncio gerou preocupação e dúvidas em muitas das pessoas que fazem o uso do medicamento (indicado para regulação da pressão).

Por isso, aqui estamos para retirar duas dessas dúvidas: 1) Por que a Losartana Potássica está sendo retirada do mercado pela Sanofi Medley. 2) O que fazer se você tem o produto. As respostas foram retiradas de um comunicado da própria Sanofi Medley e mais dúvidas pode ser tiradas no site da empresa.

Por que a Losartana Potássica está sendo retirada do mercado pela Sanofi Medley?

De acordo com comunicado da empresa, a retirada do produto está sendo feita em caráter preventivo. Em comunicado do dia 10 de fevereiro de 2022, a empresa apontou que “uma impureza mutagênica é uma substância química que pode causar uma mudança no DNA de uma célula. Essas mutações podem aumentar o risco de câncer em longo prazo, mas o risco específico dessa impureza causar câncer em humanos é atualmente desconhecido”.

Ou seja: não se tem certeza do risco de câncer, mas por precaução a empresa decidiu recolher o remédio do mercado. No dia 7 de março, a empresa reiterou o posicionamento ao apontar que “não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana”. De qualquer forma, se optou por fazer o recolhimento de todos os lotes do remédio

Até o momento, outros laboratórios que também fornecem o produto não se pronunciaram sobre a retirada do mercado. Ou seja: pelo menos por enquanto, a ação se limita aos medicamentos da Medley.

O que fazer se você usa Losartana Potássica?

A própria Sanofi recomenda que você consulte o seu médico para como prosseguir o tratamento contra hipertensão. Uma vez obtido o que se deve fazer (por exemplo, trocar a medicação), é possível obter informações sobre a troca do produto entrando em contato com a empresa.

Em publicação no dia 16 de fevereiro, a Sanofi apontou o seguinte: “Se possuir qualquer lote desses produtos pedimos que entre em contato imediatamente pelo 0800-703-0014, em dias úteis de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h (exceto nos feriados nacionais)”.

O Oráculo é uma seção do site Jorn. que responde dúvidas de internautas. Caso você tenha alguma dúvida, envie uma mensagem para gente aqui no site.

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