O que é palmiteiro?

Saiba o que significa o termo “palmiteiro”, utilizado por participante do BBB 22.

Saiba o que significa o termo “palmiteiro”, utilizado por participante do BBB 22.

Que o programa Big Brother Brasil é um gerador de tendências, muita gente já sabe. Nos últimos tempos, a atração televisiva da Globo também tem se notabilizado por dar visibilidade a certas expressões que não são de conhecimento de todos.

A última que chamou atenção é “palmiteiro”. A expressão foi dita pela participante da edição 2022 do BBB Maria ao também participante Paulo André.

A frase foi dita durante uma festa após outros participantes “shipparem” Paulo André (que é negro) com Jade Picon. Após ter ouvido a expressão, Paulo André se retirou do ambiente. Polêmicas (e fofocas) à parte, ficou uma dúvida no ar: o que seria essa expressão “palmiteiro” (ou palmiteira)?

O termo é um neologismo designado para pessoas negras que escolhem se relacionar com pessoas brancas. O termo “palmito” é referente à cor da pele.

As relações inter-raciais geram debates que vão além da simples escolha. Para alguns, a “palmitagem” iria além do gosto pessoal, poderia ser algo imposto por um padrão de beleza de mulher e seria uma forma de desvalorização da mulher negra.

Por outro lado, há críticas há quem usa este tipo de terminologia por causa da tentativa de pessoas tentarem impor regras a relacionamentos alheios. Ou seja: o assunto dá margem para uma discussão complexa.

Vale apenas lembrar que, além do termo citado, a palavra palmiteiro também é usado para designar a juçara, planta que dá, por exemplo, o palmito. Também é utilizado para designar os trabalhadores que trabalham na coleta do palmito.

Confira também: Quem foram e onde estão todos os vencedores do BBB?

Quem foram e onde estão todos os vencedores do BBB?