Saiba quem foram os maiores alvos das fake news sobre eleições nos primeiros meses de 2022

Em cinco meses, (no mínimo) 110 notícias falsas relacionadas às eleições circularam na internet. Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, lista quem foram os maiores alvos, até o momento, da desinformação relacionada ao pleito deste ano.

Em cinco meses, (no mínimo) 110 notícias falsas relacionadas às eleições circularam na internet. Edgard Matsuki, editor do Boatos.org, lista quem foram os maiores alvos, até o momento, da desinformação relacionada ao pleito deste ano.

Faltando mais ou menos quatro meses para o primeiro turno das eleições 2022, o Boatos.org começou a marcar todas as notícias falsas relacionadas ao pleito com a “tag” “Eleições 2022”. Até o momento, tivemos nada menos do que 110 checagens publicadas a partir de 1º de janeiro. Esse volume de desinformação já nos ajuda a ter um diagnóstico do rumo das fake news.

Ao longo das próximas semanas (de forma constante ou intercalada), vamos fazer um diagnóstico sobre esse tipo de desinformação. Hoje, vamos listar quem são os maiores alvos das fake news eleitorais até o momento. É importante citar que nem toda fake news tem alguém como “alvo”. Em alguns casos, mensagens falsas tentam exaltar figuras (exemplos estão em mensagens falsamente atribuídas a famosos com elogios a Bolsonaro). Feitas as ressalvas, vamos à lista.

1) Lula, o PT e a esquerda

Como era de se imaginar, o principal alvo (falando quantitativamente) de informações falsas na internet é o ex-presidente Lula. Quase 100% das fake news sobre ele, o PT e a “esquerda em geral” vêm de grupos de pessoas simpáticas a Bolsonaro.

Este tipo de informação falsa visa, basicamente, reforçar pensamentos sobre o ex-presidente (ex: que ele não teria popularidade, que não seria honesto). Vale apontar que quase todas as fake news são efêmeras e circulam, principalmente, em grupos bolsonaristas. Lula é o primeiro, mas não é o único alvo da desinformação sobre o assunto. Exemplos de fake news:

https://www.boatos.org/politica/filho-de-lula-expulso-restaurante-recife-pernambuco.html

https://www.boatos.org/entretenimento/publico-grita-lula-na-cadeia-globo-lixo-durante-carnaval-marques-de-sapucai.html

https://www.boatos.org/politica/dr-avacalho-ellhys-advogado-do-pt-orienta-sobre-fraude-nas-urnas-e-pesquisa-eleitorais.html

2) Urnas eletrônicas e o TSE

O segundo maior alvo de informações falsas desta primeira parte de 2022 não é um candidato. Também em grupos bolsonaristas, fake news sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral em geral (como o TSE) circulam muito na internet.

Ao contrário das notícias falsas sobre Lula e a esquerda, as fake news sobre urnas eletrônicas e o sistema eleitoral costumam fazer barulho por mais tempo e, não raramente, forçam respostas da própria Justiça eleitoral. Exemplos de fake news:

https://www.boatos.org/politica/bolsonaro-foi-russia-entregar-dossie-do-exercito-contra-stf-evitar-fraudes-urnas-e-xeque-mate-sistema.html

https://www.boatos.org/politica/idosa-em-sc-teve-titulo-de-eleitor-cancelado-pelo-tse-sem-motivo.html

https://www.boatos.org/politica/tse-esta-cancelando-titulo-eleitor-pessoas-com-mais-de-70-anos.html

3) Bolsonaro

Nem todas as fake news circulam em grupos bolsonaristas. A prova é que o terceiro maior alvo de informações falsas que circulam na internet é o presidente Jair Bolsonaro. Neste caso, as notícias falsas circulam, principalmente, entre grupos simpáticos a Lula e, em alguns casos, “saem da bolha”.

Vale apontar que, apesar de ter fake news “contrárias”, o nome do presidente aparece mais em informações que o exaltam do que em informações que o atacam: Exemplos de fake news:

https://www.boatos.org/entretenimento/gusttavo-lima-tem-show-interrompido-gritos-fora-bolsonaro.html

https://www.boatos.org/politica/bolsonaro-diz-que-se-alistaria-no-exercito-de-hitler-mostra-video.html

https://www.boatos.org/politica/bolsonaro-recebe-aposentadoria-r-68-mil-mostra-extrato.html

4) Sérgio Moro e outros pré-candidatos

Embora em quantidade muito menor do que Bolsonaro e, principalmente, Lula, outros pré-candidatos também são citados. Dentre estes, dois se destacaram: Sérgio Moro e João Doria.

Curiosamente, Moro era alvo, principalmente, de simpatizantes de Lula (apesar de, em alguns casos, bolsonaristas e lulistas compartilharem a mesma história) e João Doria era alvo principalmente de simpatizantes de Bolsonaro (a grande maioria criada no ano passado). “Coincidentemente”, as duas candidaturas não decolaram e ambos não são, no momento, pré-candidatos. Exemplos de fake news:

https://www.boatos.org/politica/dendeleao-livro-citado-por-sergio-moro-foi-lancado-apenas-em-1995-boato.html

https://www.boatos.org/politica/moro-foi-escolhido-para-inocentar-politicos-no-caso-banestado-em-troca-de-apae-para-rosangela-moro.html

https://www.boatos.org/politica/doria-filho-de-lula-socios-vacina-coronavac-diz-pf-inquerito-20221345.html

5) Pesquisas eleitorais

O “quinto elemento” mais citado são as pesquisas eleitorais. Seja de forma direta (com fake news falando que elas são manipuladas) ou de forma indireta (com vídeos fora de contexto que apontam algo diferente das pesquisas), informações falsas atacando os levantamentos (principalmente os que colocam Bolsonaro muito atrás de Lula) circulam online. Exemplos de fake news:

https://www.boatos.org/politica/audio-de-mauro-paulino-diretor-datafolha-sobre-fraude-nas-pesquisas-vaza-na-internet.html

https://www.boatos.org/politica/bolsonaro-esta-na-frente-de-lula-com-41-em-pesquisa-mas-cnn-tenta-esconder.html

https://www.boatos.org/politica/bolsonaro-esta-na-frente-de-lula-com-41-em-pesquisa-mas-cnn-tenta-esconder.html

Trends da semana

Palavras mais buscadas no Boatos.org nos últimos dias

  1. Ankole (Confira detalhes aqui)
  2. Cacau Show (Confira detalhes aqui)
  3. Lula (Confira detalhes aqui)
  4. Café a vácuo é misturado com sangue de boi (Confira detalhes aqui)
  5. Omicron (Confira detalhes aqui)
  6. Golpe da biblia (Confira detalhes aqui)
  7. Bolsonaro (Confira detalhes aqui)
  8. Chile (Confira detalhes aqui)
  9. Golpe da Bíblia (Confira detalhes aqui)
  10. Lei de proteção doméstica (Confira detalhes aqui)

Os desmentidos mais lidos do Boatos.org nos últimos dias

  1. Áudio falsamente atribuído à enfermeira que fala sobre variante Ômicron no Brasil (Confira detalhes aqui)
  2. Áudio falsamente atribuído a Mauro Paulino, diretor do Datafolha, sobre fraude nas pesquisas e urnas (Confira detalhes aqui)
  3. Falsa acusação de que petistas adulteraram foto do Liverpool como se fosse de Lula (Confira detalhes aqui)
  4. Vídeo falsamente creditado a performance de estudantes da UFRJ (Confira detalhes aqui)
  5. Promoção falsa sobre distribuição de chocolates da Cacau Show de Dia dos Namorados (Confira detalhes aqui)

Destaques nas redes sociais

Desde o início de 2021, o Boatos.org promove a seção “A Semana em Fakes”, com análises sobre assuntos relacionados a fake news. O conteúdo é aberto para republicação em veículos de mídia. No momento, publicamos o conteúdo no Jorn., Portal MetrópolesPortal T5, Conexão Marília, O Anhanguera e RP10 (caso tenha interesse, entre em contato com o Boatos.org para saber as condições). Para ver todos os textos da seção, clique aqui.