Cinco fake news que mais bombaram na semana (30/07 a 05/08)

Em parceria com o Boatos.org, listamos os cinco temas relacionados a fake news que mais viralizaram na semana entre 30 de julho e 5 de agosto. Semana teve muitas fake news que voltaram a circular.

Em parceria com o Boatos.org, listamos os cinco temas relacionados a fake news que mais viralizaram na semana entre 30 de julho e 5 de agosto. Semana teve muitas fake news que voltaram a circular.

Como boa parte da desinformação que circula na internet não passa de mais do mesmo, não é incomum informações falsas que voltam a circular acabem sendo destaque. É o que ocorreu no Boatos.org na última semana.

Duas das notícias falsas desmentidas nas últimas semanas foram destaque nesta semana. Uma delas era a que apontava que Anitta estaria com o vírus HIV. Outra apontava que Lula e Moro haviam se aliado para eleições de 2022.

Duas das notícias que são destaques são mais antigas. Uma delas apontava que a Argentina havia proibido saques em bancos. Outra apontava para um “golpe do Pix” que usaria uma pesquisa por telefone sobre vacinação. A única exceção da semana está na história falsa que aponta que a Lojas Renner fechou uma parceria com o PT para apoiar Lula e comercializar produtos da empresa.

Confira as cinco notícias falsas que mais bombaram na semana. A lista foi montada com base no volume de buscas internas dos leitores dentro do Boatos.org. Para mais detalhes, clique nos links ou assista aos vídeos que estão no conteúdo.

Cinco fake news que mais bombaram na semana (30/07 a 05/08)

5) Fake news que aponta que Lojas Renner fecharam uma parceria com PT e Lula

Boato – A rede de lojas Renner resolveu fechar uma parceria com o PT para as eleições. Além de declarar apoio a Lula, vai vender roupas com a temática do partido.

Renner declara apoio a Lula e fecha parceria com o PT #boato

4) Fake news que aponta que Argentina proibiu o saque nos bancos do país

Boato – O governo da Argentina bloqueou todas as contas bancárias do país. A medida surge como parte da implantação do regime de comunismo na política local.

Governo da Argentina bloqueia todas contas bancárias do país #boato

3) Fake news que aponta que Lula e Moro se aliaram para eleições de 2022

Boato – Sérgio Moro vai apoiar Lula como presidente e Lula vai fazer campanha para Sérgio Moro ser senador. Prova disso é uma foto dos dois juntos.

Foto mostra Lula e Moro juntos depois de se aliarem #boato

2) Fake news que aponta que Anitta está com aids

Boato – Foi descoberto que a cantora Anitta está com o vírus HIV e não está se tratando. Ela continua internada porque está com aids. Ela, ainda, participa de uma seita que sacrifica 40 mil crianças por ano.

Anitta está com aids e participa de seita que sacrifica crianças #boato

1) Fake news que aponta para suposto “golpe do Pix” em pesquisa telefônica

Boato – O novo golpe do Pix é uma ligação do número de telefone 95004-1117 com uma pesquisa que pede para a pessoa pressionar 2 se foi vacinada. O telefone é hackeado e o Pix sacado.

Novo golpe do Pix usa ligação do 95004-1117 sobre vacinação #boato