Cinco fake news que mais bombaram na semana (17 a 24/12)

Em parceria com o Boatos.org, listamos os cinco temas relacionados a fake news que mais viralizaram na semana entre 17 e 24 de dezembro. Robert Malone, ivermectina e dica sobre o Google estão na lista.

A semana do Natal foi, por assim dizer, de folga em relação às fake news. Tanto que os assuntos mais buscados dos últimos dias no Boatos.org foram de fake news desmentidas em semanas (ou no caso de um item da lista, meses) anteriores.

Dentre os cinco boatos com maior volume de buscas temos dicas sobre como fazer uma “busca no Google”, uma informação falsa sobre um “estudo do SUS” em relação à ivermectina, uma promoção falsa do Mercado Livre, uma análise de um vídeo de um homem que se diz “inventor da vacinas de mRNA e a informação falsa sobre o CEO da Pfizer não ter se vacinado.

Confira as cinco notícias falsas que mais bombaram na semana. A lista foi montada com base no volumes de buscas internas dos leitores dentro do Boatos.org. Para mais detalhes, clique nos links ou assista aos vídeos que estão no conteúdo.

Cinco fake news que mais bombaram na semana (17 a 24/12)

5) Informação falsa de que CEO da Pfizer não quis se vacinar com imunizante da empresa:

4) Vídeo de Robert Malone com informações falsas de vacinação de crianças

3) Promoção falsa que apontava que Mercado Livre estaria dando prêmios grátis de Natal no WhatsApp

2) Informação falsa que SUS fez um estudo que prova que a ivermectina é a cura da Covid-19

1) Dica errada que apontava que digitar Ankole no Google ajudaria e descobrir fotos secretas do celular.

Para ver listas anteriores, clique nos links abaixo: