Pular para o conteúdo

Cinco fake news que mais bombaram na semana (09/09 a 16/09)

Em parceria com o Boatos.org, listamos os cinco temas relacionados a fake news que mais viralizaram na semana entre 9 a 16 de setembro. Mais uma vez, eleições dominaram a pauta da semana.

Com exceção de uma promoção falsa atribuída à Heineken (marca de cerveja) que se mostrou recorrente nos últimos dias, a semana foi mais uma vez marcada por notícias falsas ligadas às eleições.

Uma das fake news que mais circulou aponta que o ministro do STF (e ex-presidente do TSE) Luís Roberto Barroso teria o filho (ou o genro, dependendo da visão) que é dono da rede D’Or de hospitais. A velha história que aponta que o voto parcial anularia a eleição também fez sucesso na semana.

Lula e Bolsonaro também foram (como sempre) personagens de algumas das fake news mais buscadas dos últimos dias. Sobre Bolsonaro, desmentimos a história falsa que apontava para uma pesquisa do Paraná Pesquisas que o colocava em primeiro lugar em todos os estados do país. Por fim, uma notícia falsa que apontava que Lula havia roubado um faqueiro dado de presente pela rainha Elizabeth II voltou a viralizar na internet.

Confira as cinco notícias falsas que mais bombaram na semana. A lista foi montada com base no volume de buscas internas dos leitores dentro do Boatos.org. Para mais detalhes, clique nos links ou assista aos vídeos que estão no conteúdo.

Cinco fake news que mais bombaram na semana (09/09 a 16/09)

5) Fake news que aponta que o filho de Luís Roberto Barroso é dono da rede D’Or 

Boato – Foi descoberto o motivo do piso para a enfermagem ser derrubado: o filho de Luís Roberto Barroso é sócio da rede D’Or.

Filho de Luís Roberto Barroso é sócio da rede D’Or #boato

4) Informação falsa que aponta que voto parcial (só para presidente) anularia o voto

Boato – Se a pessoa votar apenas para presidente e votar em branco para outros cargos, o voto será considerado como “voto parcial” e será anulado nas eleições de 2022.

Voto parcial (só para presidente) será considerado anulado nas eleições 2022 #boato

3) Fake news que aponta que pesquisa Paraná Pesquisas coloca Bolsonaro na frente em todos os estados

Boato – Pesquisa do Paraná Pesquisas mostra que o presidente Jair Bolsonaro venceria as eleições de 2022 em todos os estados.

Pesquisa do Paraná Pesquisas de hoje mostra que Bolsonaro vence em todos os estados #boato

@boatos.org Fake News sobre pesquisa do Paraná Pesquisas que mostra vitória de Bolsonaro em todos os estados. Confira detalhes no Boatos.org #eleições2022 #bolsonaro #pesquisa #paranápesquisas #fy #fyp #foryou #fypage ♬ som original – Boatos.org

2) Fake news que aponta que Lula roubou faqueiro de ouro da Rainha Elizabeth II

Boato – O faqueiro de ouro que foi dado de presente pela rainha Elizabeth II ao ex-presidente Costa e Silva em 1968 foi roubado pelo ex-presidente Lula e está em um cofre no Banco do Brasil.

Faqueiro de ouro dado pela rainha Elizabeth II foi roubado por Lula #boato

1) Promoção falsa que aponta para distribuição de cervejas grátis por parte da Heineken

Boato – Em uma ação chamada Promoção Heineken Oktoberfest 2022, a Heineken está dando um frigobar cheio de cerveja para quem entrar em um site e compartilhar o link com amigos no WhatsApp.

https://www.boatos.org/tecnologia/heineken-frigobar-cheio-de-cerveja-site-whatsapp.html